O Snapchat, serviço de fotos temporárias e privativas para aparelhos iOS, pode não ser tão seguro quanto promete. Uma falha extremamente simples prova que o app pode gravar permanentemente as imagens enviadas sem consentimento dos usuários.
Desenvolvido em 2012, o aplicativo foi criado para que dois usuários possam conversar enviando imagens rápidas e seguras entre si. Todo conteúdo trocado no Snapchat desaparece após alguns segundos, para aumentar a privacidade das conversas. Com essa funcionalidade, logo tornou-se normal usá-lo para trocar mensagens íntimas e fotos sensuais.
Ainda assim é possível salvar todo o conteúdo trocado entre duas pessoas, mas isso só acontece em comum acordo delas. Porém um aluno da Universidade de Michigan descobriu como contornar o sistema de privacidade do app.
O estudante, chamado Rjak Vir disse que a falha no iPhone pode ser explorada porque o dispositivo não tem suporte da Apple. Com isso, basta fazer uma captura de tela. Isso é possível também em aplicativos como o Poke, recém-lançado pelo Facebook.