quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

EUA prepara “enxame” de robôs!!!

O famoso lema “unidos venceremos” parece ser a tônica do projeto do Departamento de Ciências e Computação do Colorado. Ao invés de pensar em uma única máquina que apresenta apenas uma função, os americanos apostam em pequenos robôs cooperando entre si.
Os autômatos possuem formato e tamanho similares a uma bola de tênis de mesa. Cada um é capaz de mover objetos simples e se mover, além de seguir os outros. A ideia do enxame de robôs é trabalharem em conjunto para construções mais complexas, ou trabalhar até mesmo no reparo de estações espaciais.
O projeto é desenvolvido pelo Correl Lab, parte da Universidade do Colorado. Segundo o site oficial, a grande vantagem do robõ é a facilidade do manuseio e o baixo custo de produção, O motivo do desenvolvimento é a diminuição de riscos para seres humanos, que costumam ser enviados para missões de reparo, que normalmente são desgastantes e causam sequelas, além de extremamente arriscadas.

O laboratório projeta que em cinco ou dez anos, os pequenos já estejam sendo utilizados em larga escala. Além das funções em estações espaciais, também seria possível entrar em espaços e frestas pequenas com diversos deles e realizar trabalhos mais complexos. Os robôs poderiam até mesmo ser usado em desabamentos, detectando sobreviventes embaixo de escombros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário