quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Ossada de bisão de 40 mil anos é encontrada no Alaska!!!

Dan Mann e Pam Groves, biologistas da Universidade do Alaska, encontraram o esqueleto de um bisão de 40 mil anos em uma de suas buscas.
Dois biologistas vasculham rios com seus remos no norte do estado do Alaska em uma cassada por ossos de animais que viveram durante a era do gelo. Em 15 anos de procurar, só tinham encontrado alguns ossos espalhados.
Então, em uma dessas buscas, Dan Mann e Pam Groves, da Universidade do Alaska, fizeram a incrível descoberta. Trata-se do esqueleto completo de um bisão-da-estepe de 40 mil anos de idade. Segundo os biologistas, “Bisão Bob”, como foi apelidado, foi soterrado no rio fundo do rio e desde então se manteve lá no solo congelado.
A Discovery traçou uma comparação que dá a dimensão do animal. O maior bisão que ainda existe tem cerca de 68 centímetros de distância de uma ponta a outra de seu chifre. Já a da ossada encontrada tem quase 1,1 metro de distância.
Algo impressionante é que o bisão possuía algumas cartilagens e pelos anexos à ossada. Isto dá a possibilidade de se fazer pesquisas estudando o DNA do animal, além da possibilidade de aprender mais sobre seus hábitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário