terça-feira, 20 de março de 2012

TECNOLOGIA: 6 TABLETS PODEROSOS QUE ESTÃO A CAMINHO

A Mobile World Congress 2012 chegou ao fim em Barcelona (Espanha), mas deixa um legado de lançamentos que vão atiçar o varejo nos próximos meses. O evento se confirmou como um dos mais importantes no mundo em relação ao lançamento de aparelhos, tecnologias e tendências.

Samsung Galaxy note

O aparelho “híbrido” da Samsung parece ter se firmado como produto importante na estratégia da empresa. Agora, porém, o aparelho que faz o papel de bloco de notas eletrônico, ganhou uma versão que o situa na categoria de tablet. A empresa apresentou durante a MWC 2012 um modelo de 10,1 polegadas, bem maior que a primeira versão do aparelho, que tem 5,3 polegadas. O novo Galaxy Note é equipado com Android 4.0, processador dual core e duas câmeras. A traseira tem sensor de 3 MP e a traseira 2 MP. Leve, o aparelho pesa apenas 583 gramas.
Um novo recurso, entretanto, se mostra promissor para quem procura tablets por intenções artísticas. O Galaxy Note virá com uma caneta S-Pen que permite que o usuário o transforme em prancheta de desenho. O aparelho também virá com aplicativos específicos para desenhos e ilustrações pré-instalados.

Toshiba Excite 10 LE

O Toshiba Excite foi apresentado pela primeira vez no começo do ano, durante a CES 2012 (Consumer Electronics Show) e agora, o atual “tablet mais fino do mundo” já tem data oficial de lançamento nos Estados Unidos: dia 6 de Março. Coincidência ou não, é um dia antes do anúncio mais aguardado deste semestre no mundo da tecnologia, o iPad 3.
Caracterizá-lo como fino é, sem dúvida, justo. O aparelho tem apenas 7,7 milímetros de espessura e pesa 535 gramas. Para fins comparativos, o rival iPad 2 tem 8,8 mm e pesa cerca de 600 gramas.
Além disso, o Excite tem tela de 10,1 polegadas produzida com tecnologia Gorilla Glass, o vidro ultraresistente da Corning. Por enquanto, chega às lojas com Android 2.3, porém será atualizado para a versão 4.0 do sistema em breve. Com o lançamento marcado para a próxima semana, o Excite 10 LE irá custar entre 529,99 dólares e 599,99 dólares.
Mas o Excite parece não ser o único tablet nos planos da Toshiba. Outro aparelho da marca foi visto pelos corredores da MWC 2012. Ele não estava oficialmente apresentado, mas sabe-se que tem 7,7 polegadas e roda com quad core Tegra 3 e Android 4.0.
Parece que em breve, a Toshiba irá trazer mais novidades para a já disputada categoria de tablets. Resta aguardar pelos devidos anúncios.

Samsung Galaxy Tab 2
A Samsung anunciou durante a MWC 2012 a chegada da segunda geração da família Galaxy Tab. Agora, a linha conta com mais dois tamanhos: 7 e 10,1 polegadas. Além disso, ambos vêm equipados com Android 4.0 e ainda sem suporte para rede 4G LTE.
Por ter tamanho maior, o Galaxy Tab 10.1 é naturalmente mais pesado que o modelo de dimensões menores. Pesa 588 gramas, distribuídas em 9,7 milímetros de espessura. Além disso, a resolução é outro ponto de diferença entre os aparelhos. Enquanto o menor conta com tela de 1024 x 600 pixels, o maior apresenta display de 1280 x 800 pixels.
As diferenças entre os dois modelos param por aí. Quanto às especificações técnicas, ambos têm opção de conexão WiFi e 3G, processador dual core de 1GHz, tela LCD, câmera traseira de 3 MP e frontal VGA.

Asus Padfone

Apresentado pela empresa durante a MWC 2012, o Padfone, da Asus, é, originalmente, um smartphone dual core com tela de 4,3 polegadas e Android 4.0. Porém, basta adicionar o dock escolhido e ele pode então virar outros dois aparelhos: tablet ou netbook.
Na versão tablet, o Padfone conta com tela de 10,1 polegadas e todas as funções do smartphone passam a funcionar nele, telefone inclusive. A ideia da Asus é possibilitar a integração dos aparelhos para facilitar a vida do usuário.
Parece um pouco confuso, mas pode ser interessante para aqueles que são mais organizados e não vão se perder em meio a tantas funcionalidades.De acordo com a Asus, os docks serão vendidos separadamente e ainda não tem preço definido.

Huawei
A Huawei aproveitou a MWC 2012 para mostrar aos seus competidores que veio para ficar. Primeiro, surge com um elegante smartphone Ascend D quad – um dos primeiros aparelhos a vir equipado com processador de quatro núcleos. Agora, a empresa mostra as garras para a concorrência no mercado dos tablets com o lançamento do MediaPad 10 FHD.
A Huawei declarou que o objetivo é focar nos usuários que procuram tablets por motivos de entretenimento. Isso fica claro com as especificações técnicas incorporadas ao MediaPad. Ele é mais um aparelho equipado com processador de quad core e Android 4.0. Conta com tela de 10,1 polegadas e resolução de 1920 x 1200 e sistema de áudio Dolby 5.1. Além disso, conta com duas câmeras, a traseira com 8 MP e a frontal com 1,3 MP.
O tablet vem com suporte para rede 4G LTE e começa a ser vendido no mercado global no fim do semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário