Quando eu acho que não tem mais o que inventar, surge uma dessas e me surpreende…

O laboratório da Fujitsu anunciou um novo aplicativo que usa câmera do smartphone para medir a condição da sua pele facial. O aplicativo consegue detectar acne, manchas, tons de pele e o tamanho dos poros. O legal é que ele mantém um ‘banco de dados’ e você consegue monitorar como sua pele reage a certos produtos de higiene facial, e descobrir quais produtos estão realmente te ajudando e quais estão piorando a sua situação.
O usuário fotografa a sua pele, usando um quadro de roda de cores, o que permite diferentes tipos de iluminação. Uma foto da área da maçã do rosto, uma do lado do nariz, bochecha e ao redor da boca, e pronto! Peça para o aparelho analizar as fotos, e ele te dá uma pontuação baseada na saúde de sua pele.
Pode ser até uma idéia válida, pois o modo convencional de checar a nossa pele seria ir a uma loja de cosméticos ou clínicas, onde especialistas usariam maneiras técnicas de detectar nossos problemas, e o aplicativo nos pouparia tempo (e dinheiro). Porém, enquanto os especialistas te indicariam um produto que quase na certa te ajudaria, com o aplicativo você escolheria os produtos, e verificaria ao longo do tempo se o mesmo está te ajudando ou não.
A Fujitsu espera lançar o aplicativo ainda em 2012, com planos de incorporar uma ampla gama de tons de pele, e de simplificar o método de captura de imagem.
Dermatologistas que se cuidem… e se a tecnologia continuar evoluindo assim, quem sabe um dia os homens possam fazer até exame de próstata com um smartphone de uma maneira, digamos, menos invasiva.