A Microsoft anunciou nesta quinta-feira, 19, seu primeiro prejuízo trimestral desde que a companhia abriu seu capital em 1986.

A empresa registrou um prejuízo líquido de 492 milhões de dólares, equivalente a 0,06 dólar por ação. No mesmo trimestre do ano passado, a Microsoft havia registrado um lucro de 5,87 bilhões de dólares, ou 0,69 por ação. O prejuízo da Microsoft era esperado, uma vez que a empresa havia anunciado ainda neste mês que sofreria uma baixa contábil de US$ 6,2 bilhões em sua unidade online, após a compra da aQuantive.
No entanto, as vendas cresceram 4%, para 18 bilhões de dólares. Essas vendas trimestrais ficaram levemente abaixo da previsão média de analistas, que era de 18,1 bilhões de dólares. As divisões Windows e Windows Live registraram uma queda de 13% nas vendas para o trimestre e 3% no total anual. Já a divisão de Entretenimento e Dispositivos obteve um crescimento nas vendas de 20% no trimestre.
O CEO da Microsoft Steve Ballmer, no entanto relembrou os investidores de que a empresa ainda terá novidades para este ano como o lançamento do Office 2013 e o Windows Phone 8. A ação da Microsoft avançou 1,7 por cento após fechar a 30,67 dólares no Nasdaq.
Prejuízo não é legal para ninguém, mas duvido que isso tenha causado grandes danos à Microsoft, levando em conta o tamanho e a riqueza da mesma.