terça-feira, 23 de outubro de 2012

Exoplaneta em sistema com quatro sóis é descoberto!!!

Graças a dois astrônomos amadores um novo sistema inusitado composto por um exoplaneta e quatro sóis foi descoberto.
O universo é gigantesco, nem precisa dizer. Para os poucos astrônomos fica extremamente complicado analisar todas as informações e dados dele coletado. Pensando em aliviar um pouco o trabalho desses dedicados astrônomos, foi criado um projeto chamado Planethunters.org, mantido pela Universidade de Yale.
No projeto qualquer pessoa, seguindo as normas, pode ajudar os pesquisadores a analisar de forma simples os grandes amontoados de dados sobre o universo. Kian Jek e Robert Gagliano, são dois norte-americanos que resolveram participar, e, graças a ajuda deles, uma nova descoberta foi feita.
O sistema encontrado, a partir da observação dos dados, é de um exoplaneta que gira em torno de duas estrelas. Não para por aí, há ainda mais um conjunto de duas estrelas orbitando em torno deles. E está “pertinho”, a 5 mil anos-luz de nosso planeta na Constelação do Cisne. Com relação as suas dimensões, ele deve ter um tamanho um pouco maior do que Netuno.
Fato intrigante é o de que o planeta não foi destruído, mesmo com uma interação de campos gravitacionais tão complexa quando a deste sistema. Isto fará com que os astronomos tenham que criar novos modelos para explicar como esta configuração é viável.
Via Inovação Tecnologica

Nenhum comentário:

Postar um comentário