sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ONS em alerta com o final de “Avenida Brasil”!!!

Não, o órgão coordenador da energia elétrica no país não está querendo saber quem matou o Max. O problema é um risco de apagão após o final da novela.
Acontece que uma sobrecarga no consumo de energia é comum em capítulos finais de novela, pois as pessoas normalmente utilizam menos aparelhos elétricos quando estão antenados nos momentos finais de uma novela (normalmente, uma televisão e lâmpada apenas).
Ao acabar o episódio, ocorre um efeito conhecido como “rampa de carga”. O comportamento padrão é as pessoas retomarem suas atividades e ligar produtos que utilizem uma carga maior de energia no mesmo horário, como geladeira, chuveiro, computador, além de ligarem cada vez mais lâmpadas, por se deslocarem para outro cômodo da casa.
Esse excesso de energia pode sobrecarregar geradores e um apagão pode ocorrer, ainda que possa ser consertado rapidamente. Segundo a ONS, a novela que bateu os recordes de energia no minuto após encerrar foi “Passione”, causando uma elevação de 5% no consumo. A tendência é que a revelação do assassino de Max ultrapasse com muita facilidade esse número, pois esse número já foi alcançado na metade de “Avenida Brasil“, quando Nina começou sua vingança contra Carminha.
Para evitar o apagão, as operadoras de energia receberam a ordem de trabalhar hoje à noite com folga de energia. Com isso, as linhas de transmissão ficarão com capacidade ociosa e o risco de apagão pós-novela diminuirão drasticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário