terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mudanças climáticas podem alterar padrões de evolução dos anfíbios!!!

Justin Touchon, um pesquisador no Instituto de Pesquisas Tropicais Smithsonian, analisou uma série de dados climáticos de longo termo coletados no Panamá. A partir desta análise, ele descobriu que as mudanças nos padrões de evolução de alguns sapos ocorrem no mesmo passo em que os modelos climáticos se alteram.
“Durante as últimas 4 décadas,  a precipitação tem se tornado mais esporádica durante a temporada úmida. O número de dias chuvosos diminuiu, e o número de lacunas entre as tempestades aumentou”, disse Touchton. Isto pode ter influência em várias espécies de sapos.
Apesar da maioria das 6 mil espécies de sapos no mundo depositarem seus ovos na água, existe um parte que o faz fora dela como forma de protege-los de predadores. Com isso, o risco desses ovos desidratarem é maior, por outro lado. Embriões de algumas espécies, como os do Dendropsophus ebraccatus, podem morrer em apenas um dia quando não há chuva.
“O Dendropsophus ebraccatus pode alternar entre colocar ovos no água ou em folhas, assim eles podem enfrentar as mudanças que estamos vendo nas chuvas melhor do que outras espécies que perderam a capacidade de pôr ovos na água”, comentou Justin Touchon. Esta habilidade de escolher o melhor habitat para procriar faz com que a suas chances de sobrevivência sejam maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário