segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Aprenda a se proteger nas redes sociais!!!

Em um dos episódios do desenho politicamente incorreto South Park, os autores fazem uma sátira com o famoso seriado “24 Horas”. Neste episódio, os personagens ao invés de utilizarem os sistemas de dados das agências governamentais de investigação, cruzam dados entre vários sites conhecidos -entre eles várias redes sociais e sites de busca- para descobrirem o plano e chegarem até os terroristas. Apesar de cômico, nos atenta para o fato de que nossas informações pessoais estão trafegando livremente e em grande velocidade online. Nos leva também à reflexão de como proteger nossa privacidade em um ambiente tão dinâmico quanto a internet.
As redes sociais já fazem parte do dia-a-dia da grande maioria das pessoas que acessam a internet. Elas possuem características como o dinamismo que torna possível com que informações se propagem de maneira muito rápida e consequentemente atinjam um número muito grande de pessoas, além da dificuldade de excluir dados e controlar o tempo que eles ficam disponíveis após serem postados. Tais características, além do alto grau de confiança dos usuários nas redes, traz a necessidade de se tomar uma série de cuidados em sua utilização.
O cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), pensando nisso, elaborou uma cartilha com dicas (e que faz menção até mesmo a maneiras de como conduzir seu negócio) para que você possa manter sua privacidade e ficar longe dos riscos nas redes sociais.
Confira o fascículo sobre Redes Sociais da Cartilha de Segurança aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário