segunda-feira, 24 de setembro de 2012

EXEMPLAR - Ser criativo ajuda a viver mais!!!

Segundo um estudo publicado em um periódico sobre envelhecimento, estar engajado em atividades criativas pode aumentar a expectativa de vida.
A Scientific American publicou uma matéria revelando que estar envolvido em atividades nas quais seja necessário fazer o uso da criatividade pode aumentar a expectativa de vida, de acordo com uma publicação em um periódico de estudos sobre envelhecimento e saúde.
Os pesquisadores estudaram durante 18 anos 1349 idosos do sexo masculino. Usando a criatividade como indicador de receptividade a novas ideias e vontade de tentar coisas novas, perceberam que isso pode ter contribuído para um aumento considerável na expectativa de vida dos pesquisados. O pensamento criativo se mostrou capaz reduzir até 12% o risco de mortalidade.
Algumas explicações para os resultados são de que se envolver em atividades criativas demanda o exercício de múltiplas partes das redes neurais e dessa forma, talvez, fortalecendo as conexões conforme o cérebro envelhece. Além disso, atividades como pintura, música, etc, são relaxantes e diminuem o nível de estresse.
Talvez esse seja o segredo da longevidade do Oscar Niemeyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário