Cratera de diamantes deixada por asteroide, que abriga uma reserva maior do que todas as outras do mundo somadas, foi mantida em segredo durante 30 anos.
A Rússia anunciou a descoberta de uma reserva gigantesca de diamantes. Anunciou com certo atraso, mais de 30 anos. Cientistas soviéticos, por volta dos anos 70, fizeram a descoberta dessa reserva na cratera de Popigai, que foi o resultado do choque de um enorme asteroide caído na Sibéria há 35 milhões de anos.
A cratera, com mais de 100 kilômetros, teve apenas 0,3 por cento de seu total examinado. E com isso já se estabeleceu que ela possui mais de 147 bilhões de quilates de diamante. O total deve chegar a vários trilhões, segundo Nikolai Pokhilenko do Instituto de Geologia e Mineralogia Sobolev.  Isto significa que sozinha a cratera tem mais diamantes do que todas as outras reservas mundiais somadas.
Estes diamantes, contudo, não são do tipo utilizado para fazer joias. Os “diamantes de impacto”, como são chamados, são utilizados na produção de peças eletrônicas e na área industrial.
Por muito tempo a descoberta foi um segredo de estado. Mas agora se vê potencial na sua exploração. Isto se deve em partes pelos avanços tecnológicos atuais, já que a tecnologia da época os impedia dar início às atividades no local, e também ao mercado de diamantes que atualmente está muito mais aquecido e em boa fase. No consumidor normal, contudo, isso não ter grande impacto.
Fonte: Phys.org