Carros sustentáveis normalmente não saem do conceito, mas o MIT promete revolucionar o mercado a partir do próximo ano.

O Massachusetts Institute of Technology apresentou modelos funcionais de seu carro-conceito em Bruxelas, Bélgica. Após a exibição, o modelo teve sua construção viabilizada e deve ser lançado ao público em 2013.
Hiriko, como foi batizado o modelo, é movido por energia elétrica. Além da sustentabilidade, o automóvel foi desenvolvido para ocupar menos espaço em grandes cidades, assim diminuindo o impacto do trânsito. O automóvel é capaz de diminuir sua largura quando passa em lugares estreitos. O veículo também é “dobrável”: a traseira do carro levanta e diminui até 30% do tamanho total do veículo quando estacionado.
A última grande novidade do Hiriko é a tecnologia de rodas, batizada de Robot Hiriko. por se mexerem independentemente, torna mais fácil colocar o veículo em vagas apertadas. Segundo o MIT, uma vaga comum comporta até três Hiriko.
O Hiriko é um carro próprio para metrópoles, não atinge grandes velocidades e não é recomendado para viagens longas. A autonomia de bateria do veículo é de 160km. Ainda não há data especificada para o lançamento, mas o carro custará 12,5 mil euros ao consumidor final.