O CERN publicou, na revista científica Physics Letters B, resultados mais sólidos sobre a descoberta do Bóson de Higgs.
Em julho houve um dos anúncios mais importantes no ramo da ciência dos últimos anos. O CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) publicou dados preliminares daquilo que fortemente se acreditava ser o Bóson de Higgs. Após uma série de testes realizados em agosto, veio a publicação dos resultados mais sólidos da pesquisa.
Para que um trabalho seja publicado no meio científico ele tem que passar por uma série extensiva de testes que levam a demonstrar um altíssimo nível de certeza nos resultados. Ninguém duvidava do trabalho do CERN, mas ainda faltava-se passar por este processo. Agora, após mais resultados divulgados no mês passado e o trabalho ter sido submetido a uma revisão por pares (que consiste em submeter o trabalho a vários cientistas do mesmo escalão que o autor para que eles analisem, repitam e avaliem os experimentos) veio a publicação.
Os resultados de julho davam um nível 5-sigma de certeza, o que representa uma chance em 3.5 milhões de que a descoberta tenha sido um mero acaso. O nível de certeza agora subiu. Os pesquisadores estão confiantes de que as chances são menores do que uma em 300 milhões de que o bóson não exista.
Agora podemos dizer, com um ótimo grau de certeza, que o Bóson de Higgs foi encontrado.