terça-feira, 18 de setembro de 2012

EXEMPLAR - Programa é capaz de prever atentados terroristas!!!

Programa de computador é capaz de analisar dados de ataques ocorridos no passado e dar uma noção probabilística sobre futuras ocorrências.
O Lashkar-e-Taiba (LeT), frequentemente traduzido como “Exército dos Puros, é uma das maiores e mais ativas organizações terroristas da Ásia. Já realizaram grandes ataques na Índia e tem como objetivo instituir um Estado islâmico na Ásia Meridional.
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Maryland, na cidade americana de College Park, criou um algoritmo que é capaz de fazer uma vasta análise das atividades da LeT e até mesmo prever futuros ataques do grupo.
A tecnologia utilizada é parecida com a mineração de dados, que é muito frequente em nossas vidas. Sites de venda, como o Amazon, utilizam a tecnologia para prever as ações dos usuários baseados em seu comportamento e dessa forma oferecendo produtos de maneira mais efetiva para ampliar suas vendas.
Uma coleta mensal de dados com mais de 770 variáveis deu aos pesquisadores ferramentas para ajudá-los a estabelecer quais fatores determinam um ataque da LeT e com que frequência eles ocorrem, além do tipo de ataque terrorista mais propício em cada situação e a escolha de sua localização.
O programa, contudo, não é mágico, mas oferece ferramentas probabilísticas para prever e se adiantar a um possível ataque. Dessa forma, é possível salvar vidas e ajudar na desarticulação das organizações terroristas.
Fonte: Scientific American

Nenhum comentário:

Postar um comentário