No dia 14, a NASA anunciou que pela primeira vez foi visto um sistema composto de dois planetas orbitando duas estrelas com características parecidas com as do sol. Estes planetas foram avistados na Messier 44, (Beehive Cluster, em inglês), um aglomerado estelar aberto que fica localizado na constelação de Câncer.
Os planetas são enormes e com nuvens ferventes de gases, já que sua órbita está bem próxima às estrelas, e, por essas características estão sendo chamados de ‘Hot Jupiters’. Embora não seja habitável, pelo menos para a nossa forma de vida e as que temos conhecimento até o momento, pela sua localização possuem um céu muito mais estrelado do que o da Terra.
Este tipo de aglomerado estelar tem como característica o nascimento das estrelas ocorrido praticamente ao mesmo tempo e a partir da mesma nuvem molecular. Não é a primeira vez que um planeta dentro de um cluster desses é encontrado, mas é a primeira em que se verificam dois planetas (que receberam o nome de Pr0201b e Pr0211b) orbitando duas estrelas semelhantes ao sol separadamente. O astrofísico da NASA Mario R. Perez disse: “ Nós estamos detectando mais e mais planetas que podem prosperar em ambientes diversos e extremos como esses aglomerados próximos”.
Os motivos pelos planetas orbitarem em um ambiente dessa configuração ainda está sendo investigada, mas os pesquisadores acreditam que exista relação com a composição das estrelas do aglomerado, que são ricas em metais.