quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Retina artificial pode devolver a visão a milhares de pessoas!!!



Uma empresa de Israel -que muitos podem não saber, mas é um país incrivelmente desenvolvido tecnologicamente- criou a Bio-retina, um produto que pode beneficiar milhares de pessoas que perderam a visão por consequência de doenças geralmente relacionadas ao envelhecimento .
As doenças mais comuns são a degeneração macular (AMD, em inglês), que devido a danos na retina causa perda de visão na região central do campo visual e a retinite pigmentosa (RP), que causa uma perda gradual na visão. Ambas representam boa parte dos casos de cegueira que são resultado da ação do tempo.
A Bio-retina trata-se de um chip que contém uma célula fotovoltaica que através de uma incisão é fixada na retina. O chip então é alimentado por uma fonte de lasers instalados nos óculos do paciente. Estímulos vindos dos óculos são dirigidos à bio-retina e então direcionados ao nervo óptico, responsáveis por levar sinais ao cérebro. Dessa forma, a retina artificial faz o papel da área danificada na retina por AMD, RP ou outra doença do gênero.
Os desenvolvedores dizem que a Bio-retina não é o primeiro produto do gênero, mas afirmam que é o melhor aparelho do segmento já criado. Dizem também que assim que implantada os pacientes devem conseguir imediatamente enxergar imagens monocromáticas.
Veja um vídeo do produto a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário