quarta-feira, 26 de setembro de 2012

EXEMPLAR - NÃO ASSOPRE SEUS CARTUCHOS!!!

A dica vem com duas décadas de atraso, mas vale como curiosidade: assoprar o cartucho do videogame danifica e diminui a vida útil do seu jogo.
Assoprar o cartucho do videogame era uma arte milenar. Um simples ato que fazia seu jogo voltar a funcionar milagrosamente. Em alguns locais até existiam variações da “manutenção”, como colocar embaixo da camisa antes do assopro.
Na verdade, você não estava ajudando seu cartucho em nada. Muito pelo contrário, a situação só piorava. A explicação vem do site Mental Floss e é bem simples: junto com o assopro, uma boa quantidade de saliva acompanhava a suposta limpeza. Com isso, a umidade escorria para dentro do cartucho, onde lá ficava, esquentava, não tinha como sair por causa das paredes plásticas e assim se repetia o processo. Com isso, o cobre do cartucho acabava danificado.
O que na realidade salvava sua jogatina era a reconexão dos dados entre cartucho e console. Nada tinha a ver com a lenda da poeira acumulada nos conectores, que muita gente acreditava. Veja abaixo o comparativo entre um cartucho “assoprado” e um “não assoprado” com o passar do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário