sexta-feira, 21 de setembro de 2012

EXEMPLAR - Planeta que pode abrigar vida é descoberto!!!

Um time de astrônomos em um observatório no Chile descobriu um planeta que pode ter características que tornam a presença de vida possível.
Referido como “super Terra” o planeta chamado Gliese 163c e fica na orbita da estrela Gliese 163, a 50 anos-luz da Terra, na constelação de Dorado.
A distância na qual Gliese 163c se encontra da estrela permitiria uma série de condições –como, por exemplo, a existência de água- que tornariam possível a existência de algumas formas de vida em sua superfície. Segundo Xavier Bonfils, da Universidade Joseph Fourier, na França “existe uma grande gama de estruturas e composições que permitem Gliese 163c ser um planeta habitável”.
O planeta tem a massa de aproximadamente sete vezes a da Terra e pode ser rochoso ou gasoso, mas não há certeza com relação a isto. Bonfil ainda completa dizendo que ele pode ser terrestre, oceânico ou como Netuno.
De acordo com uma lista da Universidade de Porto Rico que classifica os planetas de acordo com a possibilidade de possuírem vida, o Gliese 163c está em quinto lugar no ranking. Mesmo assim, um dos fatores mais importantes, que é a temperatura da atmosfera do planeta, é muito difícil de estimar a partir daqui com nossa tecnologia atual. A aposta é que gire em torno dos 60ºC, o que é hostil para os seres humanos, mas tolerável por algumas formas de vida como bactérias.
Via LiveScience

Nenhum comentário:

Postar um comentário