segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Falece Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua!!!

Com 82 anos, morreu no sábado aquele que reescreveu a história da humanidade no século XX, o primeiro homem a pisar na Lua.
Armstrong era um homem extremamente competente e inteligente. Antes de ser astronauta, chegou a ser aceito para o MIT (Massachussets Institute of Technology, além de fazer parte da Marinha como aviador, combatendo na Guerra da Coreia em 1950. Durante seu período militar, Armstrong cumpriu 78 missões como piloto de caça. Após a guerra, tornou-se piloto de testes durante toda a década de 50, prestando serviço para diversas empresas privadas.
Como grande piloto, Armstrong sempre desejou mais. Durante sua fase de piloto de testes, chegou a voar na estratosfera pilotando o X-15, primeiro modelo de caça a atingir essa altitude. Na década de 60, começou a fazer os testes da NASA, e após todo o período de treinamento tornou-se o primeiro civil americano a tornar-se astronauta.
Além do treinamento de pilotagem, Neil Armstrong fazia acompanhamento de perto de todo o processo de construção das aeronaves e foguetes da agência espacial americana. Seu primeiro vôo espacial foi como comandante da Gemini VIII, em uma missão complicadíssima de tentativa de acoplagem em uma nave não-tripulada. Infelizmente, a própria Gemini apresentou problemas e a missão não obteve sucesso.
Foi em 1968 que teve início a saga de Neil Armstrong para a Lua. Conhecido como um homem sério, tranquilo, discreto e sem nenhum grande ego ou desejo acima do que já fazia, isso o tornava um comandante perfeito para a missão da Apolo 11. Em 1969, a nave pousou no satélite terrestre. Além da famosa bandeira americana, também foi fixada uma placa metálica, assinada pelo então presidente dos EUA Richard Nixon. De iniciativa própria, também deixou um pequeno memorial, com fotos de grandes astronautas que morreram em missão, como Yuri Gagarin, Roger Chaffee e Vladmir Komarov.
Após a missão Apolo 11, ele decidiu não ir mais ao espaço, e tornou-se professor até o início da década de 80. Até o fim da vida mostrou-se o mesmo homem sereno que conquistou a Lua, e nunca deixou de opinar e palestrar. Recentemente, criticava abertamente a NASA e outras agências espaciais ao redor do mundo pela baixa quantidade de missões tripuladas ao espaço.
Armstrong faleceu sábado, dia 25 de agosto de 2012, devido a complicações cirúrgicas de uma operação cardiovascular que havia recebido recentemente. Foi-se, mas deixou o legado de um grande homem que deu um pequeno passo, e marcou a história da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário