sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Radiação em Fukushima gera mutação grave em borboletas!!!

                                      
Um grupo de cientistas japoneses localizou nos arredores de Fukushima borboletas mutantes, alteradas pelo acidente nuclear provocado pelo desastre de 2011.
A liberação de material radioativo proveniente da usina acabou fazendo alteração em borboletas da espécie Zizeeria, que é mais sensível a mutações do ambiente que as borboletas normais. O padrão cromático e formato dos insetos foi alterado drasticamente, principalmente em olhos e asas.
A equipe formada por cientistas da Universidade de Rykyu vem realizando a coleta de borboletas desde maio de 2011. Já são 382 exemplares colhidos, e aparentemente o tempo tem aumentado a gravidade da mutação: Os exemplares colhidos em setembro de 2011 possuem alterações muito mais graves que as de maio de 2011.
O artigo foi publicado na revista Scientific Reports nesse mês, e são um excelente indicativo para estudar o impacto que a radiação da usina de Fukushima altera na fauna local. Abaixo, você confere um comparativo entre a Zizeeria normal e um exemplar alterado geneticamente.
                                     
Zizeeria em estado natural

Nenhum comentário:

Postar um comentário