quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sistema planetário com dois “sóis” é descoberto!!!

Um sistema solar para os fãs de Star Wars: na revista “Science” foi apresentado um sistema planetário recém-descoberto pela NASA. Nesse sistema, os planetas orbitam duas estrelas.
Ano passado durante a missão Kepler, a agência americana já havia descoberto um planeta com dois sóis, semelhante a Tatooine do filme de George Lucas. Agora, foi descoberto um planeta irmão, de distância similar à Terra e Marte, o que configura um sistema planetário.
Esse tipo de conjunto de estrelas é conhecido como “estrela binária” na astronomia, e esse foi o primeiro caso de sistema planetário descoberto pelo homem. Devido a descoberta da sonda americana, o conjunto de estrelas foi batizado como Kepler-47. A estrela maior possui massa bem similar ao Sol, enquanto a gêmea possui apenas um terço do tamanho.
Infelizmente, nosso “sistema Tatooine” não tem condições de abrigar vida. Um deles é próximo demais da estrela maior, e o outro possui aproximadamente o tamanho de Urano, tendo quase 5 vezes o tamanho e peso da Terra, apesar de ficar na considerada “zona habitável”. Teremos que esperar mais um pouco para encontrar os Jawas de Tatooine, a não ser que você se contente com algumas baratas que brilham no escuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário