sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O Curiosity está em Marte, mas como ele funciona?

Desde o dia 06 de fevereiro a palavra Curiosity tem atraído milhares de curiosos. O sucesso da NASA ao pousar o robô em Marte tem chamado a atenção do mundo inteiro, assim como as primeiras fotos do Planeta Vermelho. Mas como exatamente ele funciona?
Controle
O piloto do Curiosity é Brian Cooper. Além de criador do software de controle, ele também é o único homem que pilotou todos os demais robôs enviados ao Planeta Vermelho, entre eles Sojourner, Spirit e Opportunity.
A comunicação é complicada: são 14 minutos de delay entre envio de informação e resposta da máquina, e só pode ser realizada 2 vezes ao dia. A equipe também precisa se adaptar ao dia marciano para enviar ordens ao robô, o que faz com que a jornada de trabalho seja realizada 40 minutos mais tarde todos os dias, durante os primeiros três meses.
                                     
Câmera
Um dos pontos mais comentados e criticados por quem acompanha a trajetória da NASA em Marte são as fotos e vídeos que o Curiosity enviou até agora. Além da baixa qualidade, toda a poeira e sujeira nas lentes prejudicam mais ainda a visão de qualquer detalhe, o que nos faz ver muito pouco além de manchas de terra e areia.
As lentes empregadas até agora possuem resolução máxima de 2 megapixels (ou 1600×1200 pixels), o que é o suficiente apenas para registrar objetos mais próximos. A transmissão dos arquivos também é complicada: devido à distância entre os planetas, a NASA vem transmitindo apenas arquivos de baixa resolução (64×64 pixels).
Porém, em breve teremos imagens de melhor qualidade. Além da câmera mais simples, o Curiosity ainda conta com outras 11 câmeras, entre câmeras 3D e especiais para fotos panorâmicas, que possuirão um tempo de transmissão maior entre a Terra e Marte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário