Segundo a fornecedora de serviços de segurança Bit9, mais de um quarto dos aplictivos disponíveis no Google Play apresenta diversos riscos de segurança.
Os aplicativos são considerados de alto risco pois eles pedem acesso ao usuário à informações pessoais, podendo coletar dados de GPS e números de telefone, além de informações de contatos.
Diversas aplicações pedem acesso a essas informações sem aparentemente precisar delas, como jogos offline e papel de parede interativos. Quando o aplicativo pede acesso a uma informação que não parece útil para sua informação, ele pode ser considerado de alto risco.
Segundo a pesquisa, é importante lembrar que isso não classifica os aplicativos como malware, pois eles só causam dano com o consentimento do usuário em acessar os dados pessoais.
Um dos dados que a pesquisa levantou é que 42% dos aplicativos disponíveis no Google Play pedem acesso ao GPS, incluindo papéis de parede e jogos que não necessitam de localização. O próximo passo da empresa é criar uma série de avaliações de segurança para cada aplicativo disponível, e repetir o processo com as lojas de apps da Amazon e da Apple.