sexta-feira, 23 de novembro de 2012

EXEMPLAR - NOTÍCIAS!!!


Estudo mostra que alimento transgênico causou câncer em ratos

Imagens de ratos com enormes tumores reacendem o debate em torno das consequências dos alimentos transgênicos.
Sempre houve muita polêmica em torno dos alimentos transgênicos. Eles criam vegetais mais resistem e levam à diminuição do uso de pesticidas, proporcionando um ganho bastante considerável de produtividade. Mas seus efeitos na saúde dos seres vivos ainda não são completamente compreendidos.
Um estudo da Universidade de Caen, na França, foi veiculado em uma importante publicação científica, a Food and Chemical Toxicology Review, e reacendeu a polêmica em torno dos riscos dos transgênicos.
Durante 24 meses, uma equipe de pesquisadores alimentou grupos de ratos com milho proveniente da uma semente NK603, uma das mais populares no mundo. Entre estes grupos haviam os que comiam apenas o milho transgênico, os que comiam o milho normal com herbicida ou transgênico com herbicida.
Constataram então que os grupos que se alimentavam com transgênicos possuíam uma mortalidade 3 vezes maior, no caso das fêmeas, do que os outros. Alguns ratos desenvolveram tumores enormes do tamanho de bolas de ping-pong.
A pesquisa foi questionada tanto pelos fabricantes de transgênicos, o que já era esperado,  quanto por uma parcela da comunidade científica. Entre as controvérsias está o fato de que a pesquisa não descreve detalhadamente como é a dieta normal dos ratos de controle. Também há o fato de que os grupos estudados envolviam muito poucos animais.
Contudo, as consequências levantadas pelo estudo são grandes demais para serem ignoradas. A Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos, antes de tomar uma posição definitiva sobre os transgênicos - que já estão no mercado há quase vinte anos - pediu mais dados para os pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário