segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Conheça o sapo “Wolverine”!!!

Esta espécie de sapo tem um doloroso e peculiar mecanismo de defesa que muito se assemelha ao do personagem dos quadrinhos.
Não, ele não é um X-Men  e nem um mutante. Bem, um mutante talvez, já que suas características se originaram de um processo evolutivo de milhares de anos. O motivo dele ter este apelido na verdade é por causa de suas garras retráteis.
O Trichobatrachus robustus, que pode ser encontrado na República de Camarões, no continente africano, tem essas garras nas patas trazeiras dentro de uma massa de tecido conjuntivo que funcionam como mecanismo de defesa.
Quando o sapo se vê ameaçado, contrai um músculo conectado a uma extremidade da garra, o que faz com que ela seja empurrada para fora através da pele. É, sem dúvidas, um doloroso e peculiar mecanismo.
Não se sabe, porém, como ou se essas garras se retraem. Acredita-se que sim, mas bem gradualmente, já que não há musculo para esta função. A incerteza se dá pelo fato de que apenas exemplares já mortos doTrichobatrachus robustus foram estudados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário