O feito inédito acoteceu no zoológico da cidade de  Gramado, Rio Grande do Sul. É a primeira vez que o animal se reproduz em zoológico no país.
Anteriormente, apenas três reproduções da ave tiveram sucesso, todas em cativeiro. O casal de pinguins que deram origem aos ovos inéditos se mantém em vigília ao fturo filhote o tempo todo Sempre que um está chocando, o outro fica de vigia, mantendo a guarda dos futuros filhotes.
O tempo médio de gestação de um pinguim é de 38 a 42 dias, e o prazo não deve ser alterado devido o ambiente artificial. A espécie por natureza é extremamente fiel, não abandonando a família e os filhos até o final da vida. Ainda assim, o casal gramadense tem um fato incomum relacionado a outros pinguins: o macho não expulsou a fêmea do local, como é comum em caso de doença, e sim alimentou e cuidou dela.
O casal foi vítima de um derramamento de óleo que aconteceu em Santa Catarina, em junho de 2009. Como ambas as aves acabaram ficando incapazes de sobreviver em habitat natural após o acidente, elas foram adotadas pelo zoológico, com outros seis pinguins que receberam bem os novos moradores.