segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Paciente vegetativo se comunica através de ressonância magnética!!!

Pela primeira vez médicos conseguem se comunicar com um paciente em estado vegetativo. E ele afirma “não estou sentindo dor”.
O paciente Scott Routley, de 39, há 12 anos sofreu um acidente de carro que lhe causou danos cerebrais severos. Com isso Scott ficou em estado vegetativo, sendo incapaz de se comunicar. Bem, pelo menos era o que se acreditava. Pela primeira vez uma equipe conseguiu se comunicar com um paciente neste estado através do escaneamento da atividade cerebral.
Pacientes vegetativos, segundo a BBC, emergem de um estado de coma para uma condição na qual eles tem períodos acrdados. Os olhos estão abertos, mas eles não tem percepção deles próprios ou do mundo a sua volta. De acordo com o neurocientista britânico Dr. Adrian Owen, que é liderou o time na Universidade de Wester Ontario no Canadá, Scott Routley claramente não está em um estado vegetativo.
A equipe fez perguntas a Scott enquanto seu cérebro foi escaneado com uma máquina de ressonância magnética. E de acordo com a equipe, as medições mostram que ele foi até capaz de contar que não estava sentindo dor. Isto desmente o método tradicional, por outro lado, que mostra Scott ainda estando em estado vegetativo.
“Scott tem sido capaz de mostrar que tem um mente consciente e pensativa. Nós o escaneamos inúmeras vezes e seus padrões de atividade cerebral mostra que ele está claramente escolhendo responder as questões. Nós acreditamos que ele quem é e onde está.”, comentou o Dr. Adrian Owen.
O resultado da pesquisa representa um grande marco na medicina. Sendo possível se comunicar com alguns paciêntes que eram acreditatos estar em estado vegetativo torna possível entender suas necessidades, e, dessa forma, oferecer mais qualidade de vida para eles.
Contudo não vale para todos as vítimas de acidentes que acabaram neste estado. Depende das condições nas quais o cérebro se encontra. Outros dois pacientes -que também tiveram danos cerebrais causados por acidentes- foram testados. Um deles mostrou que não tem consciência, já o outro tem, mas parcialmente. De qualquer forma, a técnica serve para eliminar uma chance de erro, como havia acontecido anteriormente com Scott.
A técnica descorberta pelo Dr. Adrian Owen fará com que os livros de medicina precisem ser reescritos.
Veja o vídeo do emocionante momento:
Get Adobe Flash player

Nenhum comentário:

Postar um comentário