segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Esculturas científicas de bolhas!!!


Na infância as bolhas fizeram sua diversão. Caso você seja bem novo, esta era uma das formas que as crianças utilizavam para se divertir quando não existiam iPads, iPhones e milhares de outros eletrônicos. Estas bolhas no vídeo que virá ao fim do texto, que não são de sabão mas igualmente divertidas, renderam um belo registro que vale a pena ser conferido.
No Centro Nacional para Pesquisa Científica  em Paris, Thomas Séon e seus colegas fizeram um experimento que consiste em injetar ar na superfície de um material viscoso que resulta na formação de bolhas. Logo após a formação de uma bolha, um jato se forma dentro dela. Se estes jatos tiverem o ar viajando muito rápido, eles podem funcionar como agulhas, estourando a bolha de dentro para fora.
Estes jatos são impulsinados por um mecanismo que envolve o poder da gravidade, ao invés do desprendimento da bolha, como se acreditava. Com a pesquisa descobriram também que a velocidade desses jatos estão relacionados com o tamanho da bolha.
O objetivo dos experimento é simples. A equipe está procurando entender melhor como as bolhas se comportam e, através dele, conseguir controlá-las ou se livrar delas. Isto tem inúmeras implicações para a indústria, por exemplo.
Entenda melhor vendo o vídeo e lembre-se: não é brincadeira, é ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário