quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Um elefante que fala coreano!!!

O elefante Koshik é uma grande atração em um zoológico da Coreia do Sul. Não só por ser dócil e muito brincalhão, mas também pela sua habilidade de imitar algumas palavras da fala humana.
Koshik reside no zoológico de Yongin, e consegue imitar cinco palavras em coreano. O “truque” usado pelo simpático animal é colocar a tromba na boca, formando uma espécie de lábio que tem a capacidade de formar sílabas. Assim, ele imita fonemas de forma bem convincente,
A pesquisa para desvendar se a habilidade do elefante era mesmo uma imitação ou não foi simples: foram selecionados coreanos nativos que não conheciam o animal para ver se eles entendiam o que uma gravação da “voz” do elefante falava. No estudo, cinco palavras foram identificadas como plenamente audíveis: “annyeong” (olá), “anja” (senta), “aniya” (não), “nuwo” (deita) e “choah” (bom).
O estudo da revista Current Biology constatou que o elefante não compreende o que fala, apenas aprendeu as palavras por afeição aos humanos, encontrando nelas uma forma de se comunicar. As cinco palavras são as mais repetidas pelo adestrador.
Com isso, o elefante entra para a lista de animais que conseguem reproduzir a fala humana. Atualmente, algumas espécies conhecidas com essa habilidade são as baleias jubarte, os papagaios e os leões marinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário