segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Aaron Swartz comete suicídio!!!


Aaron Swartz, aos 26 anos, cometeu suicídio ontem na cidade de Nova York. Swartz era um famoso ativista que lutava contra censura na internet e acreditava, acima de tudo, no poder transformador da rede.
Ainda muito jovem, com 14 anos, Swartz foi co-autor da primeira especificação do RSS. Além disso, ele começou a companhia Infogami, que veio a se fundir com o Reddit, que se tornou muito popular. Aaron ainda foi co-fundador do grupo Demand Progress, que atuava para ajudar pessoas a se organizarem e tomarem ações com relação a questões de liberdade e direitos civis, além de incentivar reformas políticas.
No meio de 2011, segundo o Mashable, Swartz foi acusado de ter invadido o JSTOR, que é um sistema online para o arquivamento de periódicos, e ter roubado mais de 4 milhões de artigos acadêmicos. A acusação afirmava que Aaron pretendia torná-los públicos. Ele, em setembro do ano passado, alegou inocência perante a corte.
Caso fosse condenado, ele poderia pegar até 35 anos de prisão.
Aaron Swartz sofria de depressão. Não podemos afirmar se a pressão da situação agravou seu quadro clínico, mas podemos afirmar que esta é uma grande perda na luta por uma internet livre e aberta.
Fonte: The Guardian / Mashable

Nenhum comentário:

Postar um comentário