sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Um dia na CES 2013!!!


Consumer Electronic Show. A feira de tecnologia mais importante do mundo é responsável por trazer dezenas de milhares de turistas para Las Vegas. O primeiro impacto é sentido diretamente no bolso: durante o período, é normal os hotéis da cidade cobrarem duas ou três vezes valor de uma diária normal. Este alteração no valor é compreensível, já que uma significativa margem de lucro das hospedarias de LV vem do uso dos cassinos e, durante eventos especiais, os visitantes voltam suas atenções para os festivais em si, e não para as máquinas caça-níqueis ou para as famosas mesas de pôker.
O modo mais simples (e econômico) de chegar à CES é através das famigeradas Shuttes, ônibus ou vans que deixam os hotéis em direção ao Las Vegas Covention Center. Entretanto, vale se precaver: durante os horários de pico, as filas para as shuttles podem chegar a uma hora de espera. A espera para taxis é menor, mas ainda assim significativa – assim como seus preços. Para aqueles que conseguem embarcar, o trânsito intenso é o menor dos problemas. Depois de superar estas adversidades, você chegará ao tão esperado destino.
Os aventureiros de primeira viagem ficarão assustados com o tamanho da estrutura preparada para o evento. O festival conta com mais de 20 mil expositores divididos em diversas categorias, como audio, vídeo, infra-estrutura, games, devices etc. Diversos mapas estão espalhados por toda a feira. Eles são de grande auxílio para encontrar pontos de interesse ou destinos para as próximas asas do local.
Como sempre, as maiores fornecedoras de tecnologia estarão pelo local. Eu fiz minha entrada pelo Central Hall e, após alguns passos, já me deparei com um dos enormes stands da Samsung. Sem grandes destaques no ano (com exceção da TV de 110”), a companhia decidiu focar seus esforços na divulgação do Galaxy Note II, seu “phablet” de 5.5 polegadas.

Também achei bacana as diversas versões do ATIV Smart PC. É possível soltar a tela do ultrabook e utilizar a mesma como um tablet. Ao contrário do Helix, da Lenovo, ainda não temos previsão de quando o produto estará disponível no mercado.
Pouco depois encontrei o stand da Coring. O nome da companhia pode não ser famoso o suficiente, mas, para ficar empolgado, basta lembrar que esta é a empresa responsável pela tecnologia Gorilla Glass. Eu tive a sorte de encontrá-los durante a apresentação da terceira versão da tecnologia, que traz melhorias significativas à sua antecessora.
Depois de quase trinta minutos de caminhada, finalmente cheguei ao espaço Sony. Eu estava ansioso por conhecer a nova linha do smartphone Xperia, agora com Jelly Bean. O destaque vai para o modelo Z, que vem equipado com um processador quad-core, e, o mais legal, a resistência a água.
Eu vi muita gente empolgada com o novo gagdet da japonesa. O design e a tela foram amplamente elogiados por meus amigos da imprensa. Eu tenho que concordar com eles neste ponto. Mas ainda tenho uma pulga atrás da orelha, já que o últimos celulares lançado pela Sony deixaram – muito – a desejar tanto em benchmarks como na demorada atualzação do Android.
A companheira nacional, Toshiba, não trouxe nada que chamasse a atenção do grande público. Mas a desenvolvedora apresentou uma versão atualizada do seu protótipo de 3D TV que não necessita de óculos. Eu sou fã da terceira dimensão e, por isso, fiquei muito contente com as melhorias desta versão. Se você observar a tela da Parallax na distâcia correta indicada (algo como três metros), realmente terá uma noção bem bacana de profundidade. Infelizmente, qualquer desvio faz com que esta noção seja perdida ou, pior ainda, distorce sua vizão. Isso me leva a acreditar que nós, consumidores finais, ainda estamos um pouco distantes desta tecnologia.
A LG não deu muito destaque para o Optimus LII, seu “phablet” de de 5”. Ao contrário dos demais competidores da categoria, ele aposta numa tela com menor cumrimento e maior largura. Infelizmente, o dispositivo vem com a versão 4.0 do Android, a Ice Cream Sandwich, o que impede seus usuários de novos serviços como o Google Now etc. Isso me deixou muito decepcionado. Me parece uma piada de mal gosto apresentar um celular em 2013 com um SO tão ultrapassado.
Obviamente, este inconveniente não se faz presente no LG Google Nexus 4, a mais nova versão abençoada pela gigante da internet. O novo gadget mantém um design semelhante ao seu antecessor (fabricado pela Samsung), mas sem a superfície curvada, antiga marca registrada da linha. Eu posso dizer que o Nexus evoluiu muito em hardware. Ele faz as trocas de telas e aplicativos de uma maneira muito mais rápida e suave. Mas é só. Você não vai encontrar grandes novidades por aqui.
Se os smartphones da LG me decepcionaram, eu definitivamente não posso falar o mesmo da Dual Play TV. A idéia aqui é simples, mas bastante interessante: Através de óculos 3D, você pode dividir a tela entre 2 ou 4 partes. Ou seja, você pode jogar videogame com seu amigo, onde cada um tem acesso a uma tela exclusiva, na mesma televisão. Essa característica tem grande influência no modo multiplayer de jogos, onde cada jogador vai receber apenas a informação pertinente aos seus arredores.
A NVidia deu um show a parte com seu novo anúncio, o Project Shield. De uma maneira bem simples, ele é um console portátil. Mas, se você tem interesse em se aprofundar no assunto, vai perceber que ele é muito mais que isso. Eu vi muita gente comparando-o com o PS Vita, mas eu entendo que a proposta dos dois é completamente distinta. O Shield tem controles mais complexos, tamanho maior e tela de alta resolução. Além disso, ele é um console android completo, já batizado com a versão Jelly Bean. Eu poderia falar muito mais de suas características mas, na verdade, tudo que temos hoje é especulacão. Este é um projeto em fase de desenvolvimento, com muitas características para descobrirmos no futuro.
Eu tentei de todas as maneiras colocar as mãos nesta novidade. Para minha tristeza, o Shield está guardado a sete chaves. Mas não se preocupe: O POP Tecnologia está acompanhando todos os passos deste futuro lançamento e, em breve, trará mais notícias.
O Edge é a resposta da Razer para este novo segmento, assim como sua entrada para este mercado. Em suma, ele é um Tablet que possui (confortáveis e precisos) controles laterais. Praticamente todos que colocaram as mãos neste mini console adoraram a novidade. Eu não sou uma exceção, mas algo continua cutucando minha mente: o conceito por trás do Edge me parece confuso. Por favor, não me entenda errado: Ele é um ótimo “treco”. Eu o batizei de treco porque 10 polegadas não me parecem tão portáteis assim e, ao mesmo tempo, são pequenas demais para ser sua principal fonte de entretenimento em casa. Tenha em mente que esta é a minha opinião, e ela vai contra a maioria dos especialistas, que parecem ter amado o gadjet.
Eu também tive a oportunidade de conhecer o Lenovo IdeaCentre Horizon, um All-in-One que pode virar um tablet de 27” na forma de uma mesa. O maior destaque vai para a interface Aura, que traz uma série de games bacanas. Através dela, você pode jogar Monopoly (Banco Imobiliário) com todos seus amigos, usando um dado real e tudo mais! Também há a opção de plugar joysticks (que fazem parte do pacote) na tela para uma série de outros games. Eu fui um garoto viciado em Sky Hockey nos shopping centers e, quando tive a oportunidade de testar o game no Horizon, fiquei impressionado. Vale dar destaque que este lançamento é aquele tipo de produto capaz de juntar a família ou os amigos em uma mesa da sala. Sózinho, este motivo seria suficiente para uma menção honrosa ao Table PC da Lenovo.
Estes foram os destaques que eu mais gostei neste ano de CES. O Las Vegas Convention Center é enorme e, infelizmente, não consegui acompanhar tudo aquilo que eu gostaria. De qualquer forma, espero que esta matéria ajude-o a entender um pouquinho mais deste mundo onde a tecnologia não tem fim.
Até a próxima!
Ps.: A fila do taxi para voltar é maior ainda!
Por José Júnior, direto de Las Vegas
Gostou? Confira também alguns dos destaques da CES 2013 no POP Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário