sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Rifle com Linux embarcado!!!

Arma utiliza Linux para se tornar mais precisa.
O Linux, ao contrário do que muita gente pensa, não é um sistema operacional em si. Ele é, na verdade, o núcleo – ou kernel – de um sistema operacional que é chamado de distribuição, ou, popularmente, distro. Exemplos de distribuições Linux são o Ubuntu – de longe a mais popular – o Debian, Fedora, entre outras.
Este kernel, que é de código aberto, está muito mais presente na vida das pessoas do que elas imaginam. Os produtos baseados em Linux são inúmeros, como o Android, TVs, teclados musicais, sintetizadores, sistemas embarcadas e até mesmo em rifles. Sim, rifles.
Na chuva de lançamentos que ocorreu na CES em Las Vegas no começo do mês, as novidades que mais chamam a atenção foram as TVs gigantes e os smartphones cutting-edge. Mas, em meio a tudo isso, também houve o lançamento deste rifle produzido pela TrackPoint, uma fabricante internacional de armamentos, que traz um sistema de vídeo acoplado na mira da arma.
O software embarcado leva em consideração a velocidade e direção do vento, distância, entre outros fatores, para calcular a posição do alvo. Ele também só permite o acionamento do gatilho quando as chances de acertar o alvo são de mais de 99 por cento. Além disso, é possível compartilhar as imagens capturadas pela mira na internet.
Um equipamento muito inteligente. E com todas essas características ele, obviamente, não seria barato. Ele custa 17 mil dólares e só é vendido por encomenda. Diversas pessoas e organizações já mostraram interesse no rifle – inclusive o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário