segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Por que os dedos enrugam na água?


Quando passamos muito tempo na água nossos dedos enrugam. Todos nós já percebemos isto. Mas raramente paramos para pensar o porquê disso acontecer. Bem, sabemos que é em função da água, isto é óbvio, mas pode existir uma vantagem evolutiva nessa característica.
Cientistas na Universidade de Newcastle, no Reino Unido, conduziram um estudo no qual os voluntários deveriam pegar bolas de gude que estavam em um balde com água utilizando uma das mãos, passa-las para outra mão através de uma pequena abertura, e, por fim, depositá-las em outro local.
Então veio a constatação de que os voluntários que estavam com os dedos enrugados eram capazes de concluir a tarefa com mais agilidade do que os que estavam com os dedos normais. Antes pensavam que o enrugamento dos dedos era uma característica sem função, mas agora se acredita que é uma característica evolutiva por tornar o manuseio de objetos na água ou  em superfícies molhadas mais fácil, segundo a INFO.
Esta característica agora será analisada nos primatas. A característica pode ter servido para tornar o manuseio de alimentos por eles mais fácil, assim como a locomoção em superfícies úmidas. Caso também seja verificada, isto pode ser indício de que é uma característica que evoluiu com a espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário