segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Hacker descobre como rodar aplicativos desktop em Windows RT!!!

O principal bloqueio para quem utiliza o tablet Surface aparentemente já foi burlado. Um sujeito não identificado já revelou a primeira forma de explorar uma falha no Windows RT, permitindo ao usuário utilizar aplicativos para computadores desktop.
O hacker se intitula como “clokr”, e revelou como burlar a falha em seu blog. Segundo o método, o que permite a execução dos aplicativos é uma falha no kernel do Windows RT, desenvolvido para funcionar em dispositivos com arquitetura ARM, a mesma utilizada no Surface da Microsoft.
O Windows RT permite apenas a execução de arquivos no formato Metro, distribuídos pela Windows Store. O que seria responsável por não permitir os famosos executáveis no Windows RT é uma verificação da assinatura do app,
O hacker explica o seguinte: “Se olharmos a fundo no kernel, em uma seção de dados criptografada e assinada, protegida pelo Secure Boot do UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), encontra-se um byte que representa o nível mínimo de assinatura. Esse nível determina o quão boa a assinatura de um executável é em uma escala como esta: Unsigned (0), Authenticode (4), Microsoft (8), Windows (12). O valor padrão em máquinas x86 [Windows 8 e versões anteriores] é naturalmente 0, porque você pode executar qualquer coisa que você gosta no seu computador. Já para as máquinas ARM, o padrão é 8.”.
O hacker então descobriu a falha do kernel que permite alterar o nível mínimo pedido pelo Windows RT, o que já possibilitaria qualquer tipo de aplicativo a funcionar no sistema operacional. porém existem algumas limitações ao realizar a alteração. A primeira é o “Secure Boot” do Windows, que sempre restaura a assinatura original ao ser reinicializado. Ou seja, o processo tem que ser refeito todas as vezes que o aparelho reiniciar. Além disso, o Windows RT não suporta programas desktop x86 de nenhuma forma, pois não são compatíveis com arquitetura ARM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário