quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

BlackBerry 10 finalmente é lançado!!!


Demorou – bastante – mas ele chegou. Finalmente o BlackBerry 10 está oficialmente lançado. Muito do que ele teria nós já sabíamos, tivemos acesso a um modelo de desenvolvimento no fim do ano passado. E o que não estava completamente claro ainda, agora nós já podemos saber os detalhes.
O design é bastante elegante, mas sem parecer coisa de “tiozão”, imagem que insistiu em ser ligada aos modelos antigos dos smartphones da RIM. Além disso, ele oferece uma experiência completamente nova e única. A canadense Research In Motion aposta tanto na nova plataforma que agora ela passa a se chamar “BlackBerry”.
A plataforma toda é muito bem pensada e cuidadosamente desenvolvida. Houve um bom atraso no projeto, mas tudo foi feito para entregar um produto bem acabado. A companhia, contudo, entra 3 anos atrasada nesse novo formato de smartphone. Os modelos novos de aparelhos, o Z10 e o Q10, são uma possibilidade de recuperar o mercado que já era dela, ou seja, o dos usuários de BlackBerry que acabaram migrando em busca de um sistema mais moderno.
Z10 é pensado, tanto hardware quanto software, para que seja possível manuseá-lo com apenas uma das mãos. Por isso a tela do aparelho tem 4.2 polegadas. Sua resolução é de 1280 por 768 pixels, o que resulta em 356ppi (pontos por polegada). Traçando uma comparação, o iPhone 5, da Apple, possui uma tela de 326ppi.
Ele possui uma câmera de 8MP, com funcionalidades incríveis, como as descritas naquele preview. Ela é capaz de filmar em 1080p. Há também uma câmera frontal de 2MP para vídeo-chamadas. Com ela é possível filmar em 720p.
A memória RAM é de 2GB. Já a memória interna é de 16GB, podendo chegar até 32GB através de cartão MicroSD. A bateria é capaz de aguentar até 10h em conversação no 3G, segundo a companhia. O processador é um dual core de 1.5GHz. Ele possui Bluetooth 4.0, Wi-Fi a/b/g/n e 4G, que será compatível com nossa rede, aliás. O produto conta ainda com uma porta Micro-HDMI e uma Micro-USB. Ele estará disponível em duas cores, preto e branco.
Houve também o lançamento do BlackBerry Q10. Ele tem quase tudo semelhante ao modelo Z10, mas tem tela de 3.1 polegadas de 720 por 720 pixels e teclado físico.
O BlackBerry 10, acredito eu, não vai representar um perigo muito grande ao domínio do Android ou do iOS. Contudo, quem mais pode sofrer com sua chegada é o Windows Phone. Apesar de já ter sido lançado há um tempo considerável, ele ainda tem presença modesta no mercado. Além disso, ele era justamente a alternativa aos dois sistemas dominantes. Agora o BlackBerry também é um forte candidato.
A chegada do BlackBerry 10 é algo para ser comemorado. Para começar, ele é bem feito. E, além disso, traz um novo paradigma de usabilidade para sistemas móveis e isto faz com que a indústria seja obrigada a se recriar. Isto evita a estagnação.
Uma coisa é certa, contudo. O BlackBerry 10 pode representar ou o renascimento da companhia, ou sua ruína. O produto deverá começar a ser vendido em fevereiro na América do Norte. Ele também irá chegar ao Brasil, mas deve demorar um pouco mais.
Veja um vídeo de introdução ao Z10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário