segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Neil Ibata, de 15 anos, é co-autor de trabalho publicado na Nature!!!

Jovem cientista de apenas 15 anos de idade fez descoberta que foi publicada em uma das revistas científicas mais importantes do mundo.
A Nature é um periódico científico de propósito geral que está entre os mais importantes do mundo. É uma honra para qualquer pesquisador ter seu trabalho nela publicado. E este é o caso do francês Neil Ibata.
Neil fez parte de uma equipe de astrônomos, que incluía seu pai Rodrigo Ibata. Seu trabalho era com relação à análise de galáxias anãs ao redor da Galáxia de Andrômeda. Ele especificamente desenvolveu o código de um modelo computacional para estes objetos celestiais, segundo o io9.
Este algoritmo foi responsável por uma descoberta que intrigou os pesquisadores. As galáxias parecem orbitar em concerto e se alinhar em um vasto e fino disco. Isto pode mudar a compreensão sobre a formação das galáxias, acreditam alguns estudiosos.
Por si só já seria uma grande descoberta. Mas há um detalhe. Neil Ibata é um garoto de apenas 15 anos de idade e que agora possui um trabalho publicado em um dos periódicos científicos mais conceituados do mundo.
Habilidoso na programação com a linguagem Python, o jovem cientista ainda está em uma classe avançada na Pontonniers International School e fala, além do francês, alemão, inglês e chinês. Também é estudante de piano do conservatório local. Mesmo com todas estas habilidades, Neil é super humilde nas entrevistas que tem concedido.
Que esta notícia sirva para despertar o interesse pela ciência nos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário